Rio Marataoan em Barras está acima da cota de alerta, diz CPRM

O rio Marataoan, na cidade de Barras, está acima da cota de alerta. Às 6h45 desta segunda-feira (29), o rio atingiu a cota de 376 cm, ou seja, 6 cm acima do nível de alerta. Apesar desses números, a tendência é que o nível da água se estabilize nas próximas horas. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) recomenda que os órgãos municipais acompanhem as condições do rio e iniciem o planejamento de ações emergenciais para inundações. 

Rio Marataoan

Os dados são do boletim emitido pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, nesta segunda-feira (29), da CPRM. Se ocorrer a estabilização, o rio Marataoan vai continuar com a cota em torno de 377 cm, abaixo da cota de inundação, que é de 420 cm.

A coordenadora da Defesa Civil em Barras, Yana Machado, disse ao Cidadeverde.com que um comitê de crise já foi criado pela Prefeitura Municipal para acompanhar a situação. As equipes já estão visitando os lugares mais suscetíveis de alagamento. “Também estamos fazendo o acompanhamento das famílias. No momento, nenhuma está desalojada, desabrigada”. 

  • A Prefeitura de Barras disponibiliza o número (86) 98885-1275 para casos de emergência, desabrigados ou isolados em situação de risco. 

Rio Longá

Na cidade de Esperantina, a CPRM informa que o rio Longá, após ter atingido a cota de alerta na madrugada de domingo (28), está, nesse momento, em recessão. 

“Nesse momento o nível está em cota de atenção, a cota atual é de 5,72 m (32 cm acima da cota de atenção). A previsão das próximas 8 horas é que o nível fique em torno de 5,51 m”.

Fonte: CidadeVerde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.