Detran vai extinguir duas taxas cobradas aos motoristas

Diretor geral de Detran-PI José Vasconcelos
Diretor geral de Detran-PI José Vasconcelos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) quer até o final de 2011 extinguir pelo menos duas taxas cobradas aos motoristas piauienses. Segundo informou o diretor geral do órgão, José Antônio Vasconcelos, a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), já estuda o impacto financeiro nas contas públicas devido à redução das taxas. O realinhamento das taxas foi divulgada ontem (7) durante café para a imprensa na sede do Detran em Teresina.

De acordo com o diretor, ainda não se sabe quais taxas podem ser extintas, mas garante que os estudos sinalizam positivamente para a suspensão das cobranças. “Estamos esperando a avaliação da Sefaz para que possamos encaminhar para a Assembléia Legislativa”, explicou José Antônio Vasconcelos.

Do início do ano o Governo anunciou a extinção da taxa Sistema de Alienação Fiduciária (Siraf), cobrada sobre veículos financiados. Outra meta do Detran para este ano é reduzir os valores em até 20% das taxas. O órgão cobra taxas referentes aos carros, cursos, carteiras de habilitação e centros de formação de condutores.

Conforme pontuou o diretor geral do Detran, dados preliminares mostram que as taxas cobradas no Piauí não são caras. A diferença em relação aos outros Estados está na forma de cobrança o que encarece o valor. A cobrança no Maranhão e no Ceará, por exemplo, ocorre de forma fracionada.

“E como aqui fazemos a cobrança de uma só vez o valor aumenta, levando a ser maior quando comparado com outros Estados. Por isso, esse estudo também servirá para que possamos reavaliar essa forma de cobrança”, completou Vasconcelos.

Ainda durante o evento organizado pelo Dia dos Jornalistas, o diretor técnico do órgão, Thiago Vasconcelos, informou que o Espaço Detran será totalmente reformado. A previsão é que até o dia 25 seja iniciado o processo licitatório. Além disso, será construído um novo espaço para que sejam realizadas as vistorias veiculares. “Essas reformas serão para que possamos melhorar o nosso atendimento e prestar um serviço melhor para a população”, destacou.

portalodia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.