AOVICAPRE comprará cabras em Sertânia-PE
Por Paulo Brasil
O programa de criação e desenvolvimento da cadeia do leite no Território dos Cocais – AMALEITE, de iniciativa da AOVICAPRE e importantes parceiros, partiu às 23:00h deste 12 de julho para a cidade de Sertânia – Pernambuco, onde realizará a compra de 50 cabras leiteiras da raça saaney.
Esta viagem é um gigantesco passo que os parceiros do programa realizam em busca de construir em Esperantina, Piauí, a indústria do queijo de leite de cabra. Para isso é necessário primeiro a implantação do rebanho leiteiro de cabras no estado do Piauí. Os animais que vão chegar, ao começarem a produzir leite, têm potencial de produzir até 3 litros todo dia, cada cabra.
Ao chegarem em Sertânia encontrarão com o consultor técnico do SEBRAE, veterinário, Dr. Francisco Portela, responsável pela triagem dos animais. O prefeito de Esperantina, Francisco Antonio, enviou da SDR, professor Patrocollo da Silveira. A prefeitura de Esperantina é a parceira que custeou a viagem no caminhão.
É importante enaltecer que a associação viajou no seu próprio caminhão, um AGRALE 8.500, conquistado em abril/2012 em parceria com o deputado federal Átila Lira.
A AOVICAPRE tem o seu próprio motorista, que também é o presidente da Cooperativa COOCAIS, Washington Luis, que segue nesta viagem acompanhado do motorista da prefeitura, Reginaldo Oliveira.
O outro passageiro do caminhão é o produtor da localidade Massapê, Sebastião Quaresma. O BANCO DO BRASIL financia este produtor para a compra de 10 cabras. Ele, num negócio de pai para filho com o BANCO DO BRASIL, só começa a pagar a partir de 2016, em 5 parcelas, com juros de 1% ao ano. Outros criadores, ainda não financiados, se apresaram e fizeram particularmente suas encomendas de cabras.
Neste projeto continua a ação e assessoria do ex vereador Paulo Brasil, incentivador de outros vários projetos produtivos.
O retorno desta MISSÃO DE NEGÓCIOS está previsto para quarta, dia 18/julho.
Parabens a todos, o exemplo de voces com o sistema de silagem mantem os animais e ate crescem o rebanho com essa opção que poderia ser utilizada pelos demais criadores, que hoje sofrem as agruras da seca no sul do Estado.
O trabalho da Associação tem sido o divisor de águas na criação de caprinos e ovinos e agora com a produção de leite ninguem segura voces, meninos! Parabéns pela persistencia e perseverança na busca po dias melhores para todos.