Posted in

Piauiense Carlos Brandão é aprovado como ministro do STJ no Senado

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), a indicação do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O relatório favorável foi apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), que destacou a importância da escolha de um piauiense para integrar uma das mais altas cortes do país.

No plenário da Casa, Brandão foi aprovado com 63 votos favoráveis, contra apenas um voto contrário e uma abstenção em um quórum de 65 senadores.

Natural de Teresina (PI), Brandão é graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e atua como desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Com trajetória reconhecida no meio jurídico, ele recebeu elogios do relator, que ressaltou sua “reputação ilibada, preparo técnico e experiência para honrar o Piauí e contribuir com a Justiça brasileira”.

Logo após o resultado, o novo ministro foi ao plenário para agradecer pessoalmente aos parlamentares. O relator da indicação, senador Marcelo Castro (MDB-PI), destacou a importância da escolha.

“Um dia histórico para o Piauí. O nosso Carlos Brandão foi aprovado com maioria estrondosa no Senado Federal. Parabéns, Piauí. Parabéns, meu ministro”, afirmou.

Em sua primeira fala após a conquista, Brandão atribuiu o êxito da votação ao trabalho de Marcelo Castro. “Agradeço à liderança do senador Marcelo, confirmada pela expressiva votação. Houve entendimento tanto no plenário quanto na Comissão de Constituição e Justiça. Quando o líder é bom e efetivo, o apoio dele dá certo. Todo o mérito é dele. Parabéns, Piauí” — disse.

Com a aprovação, Carlos Brandão assume uma das cadeiras do STJ, reforçando a presença do Piauí na mais alta corte da Justiça comum brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *