Polícia Federal cumpre mandados em Teresina contra fraudes no INSS
A Polícia Federal amanheceu esta terça-feira (10) cumprindo uma série de mandados judiciais para desarticular uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios previdenciários do INSS e fazer empréstimos e saques em nome de pessoas falecidas. Fonte: Portal O DIA.
Estima-se que o prejuízo causado pelos criminosos ao INSS chegue a R$ 772 mil e que o prejuízo futuro com o pagamento destes benefícios com base na expectativa de vida do brasileiro conforme o IBGE seria superior a R$ 10 milhões.
Ao todo, a Polícia Federal está cumprindo 17 mandados judiciais, sendo 10 de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e dois de prisão preventiva. Os alvos foram localizados em Teresina e também na cidade de Caxias, no Maranhão. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal da capital piauiense.
Por meio de nota, a PF informou que foram identificados pelo menos 68 benefícios atrelados à organização criminosa, dos quais 24 deles tinha como único beneficiário uma pessoa já falecida. A pedido da polícia, a justiça determinou o bloqueio das contas bancárias e dos CPF’s de duas pessoas envolvidas na fraude e a suspensão de 31 benefícios com irregularidades comprovadas.
Os investigados poderão responder por crimes de organização criminosa, estelionato majorado e uso de documento falso.
A operação foi denominada de Tambaqui e conta com apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista da Polícia Federal.