Piauí decreta estado de emergência devido aumento de síndromes gripais

Foi decretado situação de emergência em saúde pública no estado Piauí na última terça-feira (11/07) pelo governador do estado, Rafael Fonteles, em decorrência do aumento de casos e internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.

Rafael Fonteles

O decreto publicado no Diário Oficial declara situação de emergência em saúde pública no âmbito do estado do Piauí, pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Isso porque está sendo registrado um aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios em saúde pública na população pediátrica.

Rafael Fonteles afirmou que a situação exige urgência no setor sendo necessário medidas de prevenção e controle da Síndrome Respiratória.

“Considera-se necessário de adoção de medidas urgentes voltadas à prevenção e controle da SRAG, bem como de ampliação da rede de atenção à saúde infantil”, afirma o governador. 

Governador declarou ainda que as ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Estado da Saúde, a qual caberá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas necessárias, podendo expedir normas complementares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.