Marcha é lançada com críticas a critérios de escolha de conselheiros

arimateia dantasCom o lema “Corrupção é gol contra”, a organização Força Tarefa Popular lançou a XIII Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida, na manhã de ontem, na sede da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. Este ano a organização do evento busca incentivar a participação da população no debate sobre a corrupção. O coordenador da Marcha, o advogado Arimatéia Dantas, afirmou que este ano o movimento reivindicam mudanças nos critérios de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A escolha dos conselheiros dos Tribunais de Contas é feita pelos deputados estaduais em eleição realizada na Assembleia Legislativa. “É comum ex-deputados se tornarem conselheiros e julgarem as contas de aliados. Isso é nocivo para a democracia. Pedimos apoio para a PEC nº 329/13, do deputado Francisco Praciano (PT-AM), que prevê a realização de concurso público de provas e títulos para as carreiras dos órgãos de contas. Também determina a fiscalização pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de outras medidas. A mudança na escolha dos Conselheiros dos Tribunais de Contas é uma luta que deve envolver toda a sociedade”, disse.

A coordenação da Marcha apresentou uma espécie de manifesto contra a Caixa Econômica Federal. Segundo Arimatéia Dantas, a instituição teria negado informações sobre convênios realizados por prefeituras no interior do Estado. “Essas informações devem ser públicas. A Caixa Econômica negou informações de vários convênios e a população tem o direito de ter acesso a isso. Vamos levar nosso repúdio a Caixa porque esta é uma situação muito grave”, declarou.

As denúncias contra a Caixa Econômica Federal serão encaminhadas ao Ministério Público do Piauí (MP) e a superintendência nacional da instituição. “Quando dados sobre convênios são omitidos a corrupção toma fôlego. Vamos buscar o MP-PI e a Caixa nacional para que uma solução para esse posicionamento possa ser tomada. Nas cidades do interior vamos visitar obras e verificar se os recursos realmente estão sendo aplicados”, comentou.

Jornal O DIA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.