João Viola e Márcia Ferreira gravam juntos a música “Cosquinha no Pé”

Paulo Machado / paulomachado963@gmail.com

JOAO VIOLA
Cantor capixaba João Viola

SÃO PAULO – Durante uma semana, com a ajuda do violão, o cantor e compositor João Viola trabalhou criando uma música que tinha em mente. Assim nasceu Cosquinha No Pé. A obra foi feita para ser gravada com a cantora Thalia de França, mas, por ela ser menor de idade, estava impossibilitada de viajar para longe para apresentar o trabalho artístico. Mesmo assim, Viola gravou com Thalia. Depois, houve mais uma gravação com outra cantora.

Amigos desde a época em que faziam discos na gravadora Continental (Warner Music), João Viola e Márcia Ferreira gravaram em São Paulo a música Cosquinha No Pé. O trabalho foi realizado em maio último, quando a cantora esteve na capital paulista participando da Virada Cultural, no palco do Largo do Arouche. A canção é bastante interessante, pois ela faz referência à agradável sensibilidade que se sente ao toque nos pés.

MÁRCIA FERREIRA
Márcia Ferreira no Largo do Arouche, em São Paulo

Há milênios na Índia, China e Egito, os povos antigos já sabiam que os pés eram a parte mais importante do corpo no que se refere à concentração de energia. No oriente se descobriu que a massagem nos pés estimula todo o corpo, com grandes benefícios para a saúde e o bem-estar. Por essa razão, os pés são detentores de grande sensibilidade. Não é sem motivos a existência da famosa cosquinha nos pés, a qual inspirou a música de compositor João Viola. A música Cosquinha No Pé já está repercutindo no Maranhão, Pará, Ceará e Pernambuco.

HISTÓRICO DA CARREIRA MUSICAL

O cantor e compositor João Viola deixou a cidade natal, Baixo Guandu, no Estado do Espírito Santo, com a intenção de obter êxito na carreira musical em São Paulo. Ele conseguiu! Durante toda a década de 1980, o artista foi contratado da gravadora Continental, onde gravou oito discos de vinil, também conhecido como LP. O sucesso para Viola chegou quando ele decidiu trabalhar com o estilo musical denominado brega, o qual é bastante apreciado no Norte e Nordeste do País. Foi uma época em que esse estilo projetou cantores de renome, a exemplo de Reginaldo Rossi, Bartô Galeno, Carlos Alexandre, Amado Batista, Fernando Mendes e muitos outros.

Com a música A Despedida (Cilinha/Marlene Deon), o cantor João Viola conseguiu uma excelente repercussão por várias regiões do Brasil a partir de 1981 e comenta: “Quando eu gravei essa música, eu ainda não tinha aparecido a nível de Brasil. Então, quando viajava pelo País afora, eu ia às rodoviárias e pedia para tocar essa música… ela tocava e as pessoas embarcavam no ônibus dando adeus.” O cantor já se apresentou em diversos programas de auditório na televisão, em nível nacional: Clube do Bolinha, Gugu Liberato, Fausto Silva (na TV Bandeirantes), Silvio Santos, Chacrinha e outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.