Dedicação do altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança

O Altar cristão é, por sua natureza, onde o sacrifício da cruz se realiza sacramentalmente pelos séculos até que Cristo venha. É onde os filhos da Igreja se congregam para dar graças a Deus e receber o Corpo e o Sangue de Cristo, é o ponto de onde convergem todos os outros ritos da Igreja. O altar, à volta do qual a Igreja se reúne na celebração da Eucaristia, representa os dois aspectos dum mesmo mistério: o altar do sacrifício e a mesa do Senhor, e isto tanto mais que o altar cristão é o símbolo do próprio Cristo, presente no meio da assembleia dos seus fiéis, ao mesmo tempo como vítima oferecida para a nossa reconciliação e como alimento celeste que se nos dá.

A Celebração da Santa Missa está toda voltada para a união íntima dos fiéis com Cristo pela comunhão. Comungar é receber o próprio Cristo, que se ofereceu por nós. O Altar é assim o local central de todo o Mistério Eucarístico. Daí toda reverência e todo respeito que se deve prestar a esse lugar sagrado. O altar não é uma simples mesa, mas o lugar onde o calvário de Cristo se torna presente entre nós.

“É o próprio Cristo, sumo e eterno sacerdote da Nova Aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o sacrifício eucarístico. E é ainda o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do sacrifício eucarístico” (Catecismo, 1410).

No próximo dia 15 de março será Dedicado o Altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança. A celebração que acontecerá na Santa Missa às 7h da manhã nos dará a oportunidade de nos aproximar mais um pouco dos mistérios de Deus e de ver concretizado mais um passo da reforma da nossa Igreja Matriz. Por isso desde já agradecemos a todos que estão colaborando para a edificação da fé e do Templo de Deus. Nosso bispo emérito Dom Alfredo conseguiu para nós esta relíquia de primeiro grau e virá fazer a Dedicação de nosso altar; na oportunidade será colocada no Altar uma relíquia de Santa Dulce, o anjo bom da Bahia que muito ajudou os pobres, e como Santa brasileira muito nos incentivará a caridade com os mais necessitados.

Será uma data memorável, por isso todos os fiéis de nossa paróquia devem estar presentes neste momento tão importante, pastorais, movimentos e todas as nossas comunidades com sua identificação.

Certos de que podemos contar com todos, já agradecemos a presença, neste momento tão importante para a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança.

 Pe. Jeremias de Oliveira Lima

Pároco

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.