Posted in

Governo do Piauí inicia emissão da Carteira do Passe Livre para pessoas com HIV/Aids em janeiro

Dezembro tem muitos significados que levam a todos as práticas do AMOR com o nascimento de Jesus Cristo.

O Tema da Campanha do Dezembro Vermelho 2025 é Nascer sem HIV. Viver sem aids. Em alusão ao dezembro vermelho e efetivando a lei estadual 8.610/2025, de 14/02/2025 de autoria do Deputado Thales Coelho que
dispõe sobre o fornecimento de transporte público gratuito às pessoas vivendo com HIV, no Estado do Piauí, aconteceu lançamento da carteira do passe livre intermunicipal para as Pessoas Vivendo com HIV e aids – PVHA.

A partir de 23/01/2026, as PVHA poderão se cadastrar pelo gov.pi
realizar o preenchimento do formulário com seus dados pessoais (dados que constam no RG), dados de endereço (dados que constam em um comprovante de residencia) e precisarão anexar uma foto 3×4 e laudo médico. Em seguida, após uma validação interna da SESAPI, ele terá acesso a carteira dentro do aplicativo GOV.PI, podendo imprimi-lo ou exporta-lo, promovendo mais facilidade a acessibilidade do passe livre.

A implementação desta política pública, assegurada pela lei estadual, poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV no Piauí, considerando que a maior parte das pessoas acometidas enfrentam desafios relacionados ao deslocamento até o serviço de saúde, bem como favorecerá a participação em atividades culturais, grupos de apoio e outras atividades.

Essa efetivação é fruto da Parceria entre SESAPI, ETIPI, SETRANS e Organizações e Coletivos Sociais (entre eles, FÓRUM ONG /aids e ABORDA).

“Esta politica de Estado contribuirá efetivamente na redução de doenças e mortes pelo hiv/aids em nosso estado, pois garante nosso deslocamento, fortalecendo a adesão e garantindo qualidade de vida. A palavra é gratidão pelos parcerias, ao Deputado Thales e a Enfermeira Roseane que acolheram a causa do hiv/aids e ao Governador Rafael pela efetivação e garantia desta Lei importantíssima, grata.” Lysmara Pinheiro primeira pessoa vivendo com HIV/AIDS -PVHA a receber o PASSE LIVRE no Estado do Piaui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *