Escândalo internacional da lambada


Loalwa Braz e Márcia Ferreira: um encontro para celebrar a paz.
Loalwa Braz e Márcia Ferreira: um encontro para celebrar a paz.

A batalha judicial histórica entre Márcia Ferreira e a Banda Kaoma pela disputa dos direitos autorais da música Chorando Se Foi

 

Durante o ano de 1989 acontecimentos marcaram a humanidade: a queda do Muro de Berlim, o fim da União Soviética e a ascensão mundial da Lambada. Foram  acontecimentos que marcaram uma época. Enquanto multidões se formaram para derrubar o muro que dividia Berlim e a Alemanha em capitalista e socialista, ao mesmo tempo o mundo se encantava dançando a Lambada. Considerada uma dança onde a sensualidade é explorada ao máximo, a Lambada alcançou o topo do mundo gerando também polêmicas e escândalos, principalmente quando a maior música desse movimento cultural foi roubada.

 

Em Porto Seguro

 

Muito famosa por ter sido o primeiro lugar do território brasileiro descoberto pelos colonizadores portugueses em 1500, a cidade de Porto Seguro na Bahia ainda hoje encanta a todos pela beleza extrema de suas praias. As afirmações de Pedro Álvares Cabral relativas às riquezas e belezas do Brasil ainda são possíveis de serem vistas. Em 1988 dois franceses passavam férias na paradisíaca Porto Seguro, era o cineasta Olivier Lorsac e seu amigo Jean Karacos. Os dois franceses estremeceram com a fusão de Sol, praia e muita, muita Lambada. A Lambada nasceu em Belém – PA, mas ganhou forma e sucesso ao ser incorporada ao carnaval da Bahia. A Lambada foi a responsável por apresentar ao Brasil grandes nomes da música como Chiclete com Banana, Banda Mel, Luís Caldas, Banda Reflexu´s, Betto Dougllas, Cheiro de Amor, Sarajane, Xuxa Meneghel, Márcia Ferreira, Beto Barbosa, Banda Beijo e muitos outros. Na potência do trio elétrico a Lambada ficou pronta para ser exportada. Porto Seguro era considerada uma escola de Lambada. O cineasta viu alguns casais dançando Lambada na praia e imediatamente imaginou um  sucesso planetário para aquela dança incomparável. Ainda em Porto Seguro, Olivier Lorsac e Jean Karacos conheceram a música CHORANDO SE FOI no disco da cantora mineira Márcia Ferreira, considerada até hoje um ícone da Lambada. A sedução em torno dos dois franceses se completou fazendo suas cabeças virarem de forma transcendental. Os empresários franceses compraram os direitos autorais de muitas músicas que faziam sucesso na época e lançaram-as na Europa, era um pré-aquecimento do que viria depois.

 

Em Paris

 

De volta à França, Olivier Lorsac arrumou o pseudônimo de Chico de Oliveira e registrou num cartório de Paris a música Chorando Se Foi como se fosse de sua autoria. Olivier Lorsac mudou o título da música para LAMBADA. O título original de Chorando Se Foi é no espanhol LLORANDO  SE FUE, pois a música foi criada em Cochabamba na Bolívia pelos irmãos Ulysses Hermosa e Gonzallo Hermosa, fundadores do grupo Los Kjarkas. De forma completamente legalizada a cantora Márcia Ferreira colocou no Brasil com grande sucesso a música dos irmãos Hermosa. Em sua atitude Olivier Lorsac planejou o lançamento mundial da música “dele”. Os créditos originais de CHORANDO SE FOI conhecida no Brasil com Márcia Ferreira são os seguintes:

 

Chorando Se Foi (Llorando Se Fue).

63069512 (Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa)

Versão: Márcia Ferreira e José Ari.

Márcia Ferreira – EMI Songs / Gema 3:13

 

"Chorando Se Foi": Mais de 25 milhões de discos vendidos no mundo.
"Chorando Se Foi": Mais de 25 milhões de discos vendidos no mundo.

A explosão da “bomba” KAOMA

 

Juntamente com a queda do Muro de Berlim aconteceu o lançamento mundial da LAMBADA tocada pela banda KAOMA. Tendo como produtores Olivier Lorsac e Jean Karacos, o Kaoma era formado por músicos de alguns países como França, Brasil e Martinica. Os produtores do Kaoma procuraram em Paris uma garota brasileira com capacidade para interpretar a música da Márcia Ferreira levada ilegalmente do Brasil. Morando em Paris desde 1985, a carioca Loalwa Braz foi a escolhida para cantar no Kaoma. Os demais músicos eram: Monica Nogueira, Jacky Arconte (guitarrista), Michel Abihssira (bateria e percussão), Chyco Roger Dru (baixista), Jean-Claude Bonaventure (tecladista) e Fania Niang (flautista). Entre os vários dançarinos se destacou o casal mirim Chico e Roberta. O vídeo clip da LAMBADA foi gravado numa praia de Porto Seguro. Em entrevistas a alguns meios de comunicação, Loalwa Braz afirma que esteve presente com seu martelo para ajudar na derrubada do Muro de Berlim, enquanto ela e muitas pessoas cantavam os versos “Chorando se foi quem um dia só me fez chorar/ Chorando estará ao lembrar de um amor que um dia não soube cuidar.”

 

Para alavancar a LAMBADA os produtores deram ao disco lançado em 1989 o título de WORLDBEAT, que em português significa BATUQUE MUNDIAL. O título do disco fez jus ao sucesso alcançado, pois em muitos Países o hit LAMBADA alcançou as paradas de sucesso, ficando em primeiro lugar na França, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Rússia, Portugal, entre outros. Em outros países como Brasil e Estados Unidos o grande hit também chegou às paradas de sucesso. O sucesso do Kaoma também chegou na Ásia, principalmente no Japão, invadiu a América do Sul e Caribe, além de ter polarizado a Europa inteira. O Kaoma fez sucesso até na Austrália. A banda Kaoma só não entrou nos Países islâmicos. O Kaoma contava com uma agressiva campanha de marketing, pois vendeu mais de 15 milhões de cópias do disco Worldbeat em mais de 60 Países. Na época não sobrou espaço nem para Madonna e Michael Jackson. Dessa forma, a Lambada, música e dança originadas no Brasil, se consagrou como ONDA INTERNACIONAL, a exemplo do que aconteceu com o Rock e a Discoteca. O alcance da banda KAOMA foi como se uma bomba atômica tivesse sido detonada em Paris durante a Segunda Guerra Mundial.

 

O mega processo judicial

 

O disco Worldbeat do Kaoma foi lançado em muitos Países. No Brasil o lançamento da banda ocorreu pela gravadora CBS. Quando teve início a divulgação do Kaoma pela grande mídia brasileira, a cantora Márcia Ferreira desabou, seu estado psicológico ficou abalado e houve mesmo muitas lágrimas. Ao gravar CHORANDO SE FOI em 1986 pela Continental, Márcia Ferreira registrou a versão de sua música pela editora EMI Songs, a qual pertence à gravadora transnacional EMI. A gravadora EMI atua em muitos Países, inclusive na França. Em concordância com a cantora Márcia Ferreira, a EMI Songs moveu um processo judicial contra os produtores da banda Kaoma, Olivier Lorsac e Jean Karacos. O processo foi aberto em Paris. Os advogados que estiveram à frente como defensores da causa dos propietários verdadeiros da música CHORANDO SE FOI foram os seguintes: Pierre Henry da Editora EMI Songs, Simon Thaar, advogado de Márcia Ferreira e José Ari. O advogado Rhaul Castelan defendeu os autores da composição original, Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa. O grande escândalo veio a público e imediatamente a cantora Márcia Ferreira recebeu em Brasília jornalistas de publicações como a revista Veja por exemplo. Era o caldeirão da Lambada fervendo a todo vapor e prestes a explodir com processo, além de crítica feroz de religiosos e conservadores. A Lambada se transformava num fenômeno midiático. Dessa maneira, a Editora EMI Songs entrou com o processo judicial congelando os direitos da LAMBADA até que tudo fosse esclarecido pela justiça francesa.

Márcia Ferreira na mídia

 

Devido ao grande escândalo e processo judicial, a cantora e radialista Márcia Ferreira foi destaque na imprensa nacional e internacional. Na época jornais, revistas, rádio e TV divulgaram o acontecimento. A Rede Globo enviou à Brasília a repórter Mônica Waldvogel para fazer uma matéria com a cantora Márcia Ferreira para ser exibida no Fantástico. Dias depois a repórter telefonou para Márcia Ferreira avisando que a matéria que tinham feito não poderia ir ao ar. Entretanto, Márcia Ferreira ganhou um espaço no jornal Bom Dia Brasil, na Rede Globo, para falar sobre o grande escândalo. Márcia Ferreira viu o videoclip da LAMBADA do Kaoma sendo lançado pelo programa Fantástico na Rede Globo. A cantora Márcia Ferreira apareceu em todos os principais jornais e revistas, como: Correio Braziliense, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo,  O Dia, O Globo, O Estado de Minas, Jornal da Paraíba, Diário de Pernanbuco, revista Amiga, Veja, Contigo! e tantas outras. Entre tantos meios de comunicação que divulgaram o escândalo na Europa, Márcia apareceu por exemplo no jornal francês Le Liberación.  Em pleno auge de sua carreira musical, a cantora Márcia Ferreira foi proibida de entrar na Rede Globo. O Brasil viu as aparições de Márcia Ferreira cantando em rede nacional de televisão graças à solidariedade do apresentador e empresário Silvio Santos, que colocou toda a programação do SBT à disposição dela. Márcia Ferreira também recebeu grande apoio da Rede Bandeirantes, principalmente por meio do Programa do Bolinha.

 

No disco do Kaoma, "Chorando Se Foi" transformada ilegalmente em LAMBADA.
No disco do Kaoma, "Chorando Se Foi" transformada ilegalmente em LAMBADA.

O Decreto da Justiça Francesa

 

O processo na justiça francesa movido pela Editora EMI Songs contra Olivier Lorsac e Jean Karacos durou mais de um ano. A audiência final do processo aconteceu no dia 7 de março de 1991 em Paris, na França. Para participar da audiência onde tudo seria esclarecido, a cantora Márcia Ferreira foi a Paris em segredo e protegida por um eficiente esquema de segurança.  O cenário da grande audiência foi o Palácio da Justiça da França, onde também estavam presentes os irmãos Hermosa, a EMI Songs e obviamente, os produtores da banda Kaoma. Os verdadeiros donos de CHORANDO SE FOI tiveram ganho de causa nesse processo judicial, pois estavam presentes na audiência com toda a documentação de edição dessa música ea gravação original de Márcia Ferreira feita na gravadora Continental, além da autorização da EMI Songs para que Márcia Ferreira fizesse a versão de LLORANDO SE FUE para o português ea adaptação para o ritmo brasileiro de Lambada. As provas foram incontestáveis, então o JUIZ decretou:

 

1 – Que os produtores da banda Kaoma indenizassem a Editora EMI Songs e os autores pela apropriação ilegal da obra. Um acordo foi feito entre os produtores e a EMI Songs, pois a música CHORANDO SE FOI tinha tomado dimensão planetária e até incontrolável pela execução e vendagem em várias partes do mundo.

 

2 – Nenhum fonograma, ou seja, discos e vídeos com a música deve sair com o nome de LAMBADA, mas sim com o nome original da canção, CHORANDO SE FOI e os nomes de Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari devem constar como autores a partir daquela data em todas as gravações de qualquer banda ou artista, em qualquer parte do mundo.

 

3 – Também ficou claro que a única representante para autorizar a regravação desta obra musical por qualquer artista ou banda, em qualquer parte do mundo, é a Editora EMI Songs, a qual representa os autores e os versionistas originais: Ulysses e Gonzallo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari. 

 

Créditos verdadeiros para "Chorando Se Foi" no disco Lambateria Tropical da Som Livre em 1989.
Créditos verdadeiros para "Chorando Se Foi" no disco Lambateria Tropical da Som Livre em 1989.

Muitas regravações.

CHORANDO SE FOI é sem dúvida uma das músicas mais conhecidas no mundo, por conta disso já foi regravadas inúmeras vezes. Sua primeira gravação original foi feita em 1982 pelos autores, com o grupo boliviano de música andina Los Kjarkas. Em 1986 Márcia Ferreira gravou a canção no ritmo de lambada. Depois disso surgiram ainda novos intérpretes para CHORANDO SE FOI, como: Fafá de Belém, Banda Magníficos, Frank Aguiar, Banda Calcinha Preta, entre tantos outros. Em 2007 Ivete Sangalo interpretou Chorando Se Foi no disco especial gravado no estádio do MARACANÃ no Rio de Janeiro. Em 2011 o mundo inteiro voltou a lembrar do grande sucesso alcançado em 1990 pela Lambada, pois a atriz e cantora americana Jennifer Lopez gravou ON THE FLOOR, música na qual ela sampleia vários trechos de Chorando Se Foi. Com esta canção, Jennifer Lopez alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100, além de ter sido considerado por críticos como o melhor trabalho já apresentado pela cantora.

 

Situação do Kaoma depois

 

Após o processo, a banda Kaoma continuou, apesar das muitas dificuldades vindas do escândalo e do processo judicial. A cantora Loalwa Braz continuou no Kaoma e seguiram com a turnê DONT STOP, “não pare”, a qual era a turnê que apresentava as canções do primeiro disco, que tinha como carro chefe a música CHORANDO SE FOI. A turnê dont stop durou 4 anos e Loalwa Braz juntamente com o Kaoma percorreram mais de 90 Países para mostararem a Lambada do Brasil. Além do Worldbeat, a banda produziu também em 1991 o disco Tribal Pursuit. O Kaoma também ficou inativo durante alguns anos. Em 1999 Loalwa Braz deixou o Kaoma para seguir carreira solo. Em 1999 o Kaoma contratou novos integrantes e lançou o album A La Media Noche. Novamente surgiu em 2006 e atualmente está na ativa, mas longe ter o sucesso da época de ouro da Lambada. Em 2011a cantora Loalwa Braz lança o seu novo trabalho, o CD e DVD “Ensolarado” no qual há a participação de vários artistas do Brasil, América do Sul e Caribe.

 

Encontro emocionante

 

No final de 2008 houve o encontro das duas mulheres que deram voz a uma das canções mais conhecidas do planeta: Loalwa Braz e Márcia Ferreira. O encontro aconteceu na cidade de Vitória -ES. Era um grande sonho da cantora carioca está pessoalmente com Márcia Ferreira para esclarecer toda a polêmica ocorrida há 20 anos. Certamente Loalwa Braz carregava um grande peso na consciência por tudo o que aconteceu, apesar de não ter culpa alguma pelo fato ocorrido. Loalwa Braz apenas foi contratada para cantar na banda Kaoma. Juntas em Vitória, Márcia Ferreira e Loalwa Braz compuseram e gravaram uma música para guardar eternamente aquele grande momento: em GOL DA VIDA, as duas falam das grandes vitórias que tiveram e também das lágrimas que rolaram por conta do sucesso e da polêmica de CHORANDO SE FOI.

Um grande legado para o presente e o futuro

 

O famoso Muro de Berlim era o símbolo literalmente concreto da divisão do mundo em capitalista e socialista. Construído durante a Guerra Fria no dia 13 de agosto de 1961, o Muro de Berlim terminou no auge da Lambada. A data do dia 9 de novembro de 1989 figuara na História universal como o dia da queda do MURO DE BERLIM, um marco para toda a humanidade. Durante a Guerra Fria, temia-se a ocorrência de confrontos aniquiladores entre a UNIÃO SOVIÉTICA e ESTADOS UNIDOS. Estima-se que a música CHORANDO SE FOI já tenha vendido mais de 25 milhões de discos pelo mundo a fora. A Lambada criada no Brasil é a mais expressiva representação da música latina internacional. Loalwa Braz foi considerada uma das 20 vozes que deram a volta ao mundo.

 

O confronto judicial, a polêmica e o sucesso da música CHORANDO SE FOI e da Lambada servem ainda para mostrar ao mundo inteiro que o Brasil tem os seu valores, que a nossa cultura e o nosso povo devem ser respeitados. Sabemos então que o povo francês é apaixonado pelas artes de um modo geral. O escândalo gerado pelo Kaoma talvez não tenha surpreendido tanto os franceses, pois na época do reinado de Napoleão Bonaparte o mesmo roubava  e levava para Paris as mais belas e valiosas obras de arte que encontrava durante invasões a os reinos visinhos. Napoleão Bonaparte assim deu sua parcela de contribuição para que Paris seja a Capital Mundial das Artes. Está na hora de alguns cidadãos de potências européias abordarem o Brasil e a América do Sul com uma nova visão. Quando ocorreu a apropriação ilegal da música CHORANDO SE FOI, não houve somente um desrespeito à cantora Márcia Ferreira e os demais proprietários legais da canção, mas à toda grande nação chamada REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

3 Comentários
  1. […] See original here: Escândalo internacional da lambada Coberturas e notícias […]

  2. Anônimo diz

    E a Jennifer Lopez fez algum acordo financeiro com os autores, para uso da musica “chorando se foi”?

  3. Anônimo diz

    Respondendo a sua pergunta, a qual é muito interessante:

    Olha,a música CHORANDO SE FOI está sob a proteção da Editora EMI Songs (empresa da gravadora transnacional EMI). A cantora Márcia Ferreira e José Ari registraram a sua versão de CHORANDO SE FOI, e assim a EMI Songs é a única em todo o mundo com plenos poderes para autorizar a regravação dessa música.

    Certamente a EMI Songs autorizou a regravação para Ivete Sangalo, Frank Aguiar, Banda Magníficos, enfim. Certamente a EMI Songs também negociou com a JENNIFER LOPEZ. A EMI Songs representa legalmente os verdadeiros donos de LLORANDO SE FUE ou CHORANDO SE FOI: Ulysses e Gonzalo Hermoza, Márcia Ferreira e José Ari.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.