
O governador Rafael Fonteles (PT) retomou nesta semana o diálogo com o vice-governador Themístocles Filho (MDB) para tratar da reacomodação política do emedebista, que já foi descartado como nome para a vice na chapa majoritária das eleições de 2026.
A conversa, realizada no início da semana, na segunda-feira (14), e teve como objetivo encontrar uma solução que satisfaça o MDB, partido que integrou a aliança vitoriosa de 2022 com duas vagas na chapa – a vice-governadoria e a cadeira no Senado, esta última ocupada pelo senador Marcelo Castro. Agora, com a retirada de Themístocles da disputa pela vice, restaria ao partido apenas a vaga ao Senado.
De acordo com uma fonte ligada ao governo, o vice-governador deixou o encontro com Rafael Fonteles mais “aliviado” e tranquilo, após o governador apresentar alternativas para manter o espaço político do MDB no grupo governista.
Entre as opções discutidas, estaria o retorno de Themístocles ao Legislativo estadual — ele presidiu a Assembleia Legislativa por oito mandatos. Outra possibilidade em análise seria a indicação de seu filho para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A costura visa preservar a aliança PT-MDB para as eleições do próximo ano e evitar desgastes dentro da base aliada.
Eles voltam a se encontrar em alguns dias para bater o martelo.
Fonte: MeioNews
