
A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (19), um mandado de busca e apreensão na residência da prefeita de Buriti Bravo (MA), Luciana Leocádio (MDB), em Teresina. A ação faz parte da Operação Lei do Retorno, que investiga um esquema de desvio de mais de R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Ao todo, foram 45 mandados cumpridos em diferentes cidades do Maranhão, incluindo Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra e Joselândia, e também em Teresina. Os alvos envolvem empresas, servidores públicos e pessoas físicas suspeitas de participação nas fraudes.
Segundo a PF, o grupo investigado teria manipulado licitações municipais entre 2021 e 2025 para desviar recursos da educação. Parte do dinheiro obtido com os contratos era devolvida a servidores envolvidos, caracterizando apropriação indevida de verbas públicas.
Durante a operação, os agentes apreenderam dinheiro em espécie, documentos e materiais que devem ajudar a identificar a movimentação financeira do esquema.