Posted in

Nove advogados do Piauí são alvo de operação; veículos de luxo são apreendidos

A Superintendência de Operações Integradas (SOI) e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública – FEISP, deflagraram uma operação, na manhã desta quarta-feira (13), onde foram apreendidos, pelo menos, cinco veículos de luxo, dentre eles, um Camaro. Até o momento, foi confirmado que dez advogados foram alvo de mandados de busca e apreensão. As ações então ocorrendo em Teresina e Picos, Timon e São Luís, no Maranhão, Distrito Federal e Tocantins. Representantes da Ordem dos Advogados do Piauí estão na sede da Secretaria de Segurança, acompanhando as ações.

SOBRE A OPERAÇÃO

Conforme apuração da Rede Meio com o delegado Yan Brainer, a operação policial realizou buscas domiciliares vinculadas à investigação que apurou fraudes na inserção de minutas no sistema PJe, deflagrada há alguns meses pela Polícia Civil do Piauí. Hoje foram cumpridos treze mandados de buscas domiciliares, no Piauí (Picos e Teresina), Maranhão (São Luís e Timon), Distrito Federal e Tocantins (Palmas). As buscas se destinam a instruir inquérito policial que apura a participação de outros indivíduos que, segundo os elementos apurados, estavam envolvidos nessa prática criminosa. 

OAB ACOMPANHA CUMPRIMENTO DE MANDADOS

Em entrevista a advogada Ana Carolina Barroso, da Comissão de Prerrogativas da OAB, disse que a comissão foi oficiada sobre a operação na noite de terça-feira (12). Ela informou que estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e que dez advogados são alvos, sendo oito em Teresina, um em Picos e outro na cidade de Timon, no Maranhão.

“Nós fomos oficiados ontem à noite, que ia ter essa operação, e esse é um mecanismo de proteção de defesa das prerrogativas, onde todos os membros da OAB são acompanhados por nós, das prerrogativas, e a nossa atuação é unicamente institucional, onde a gente visa garantir que não seja apreendido nada que esteja além do mandado, de forma indiscriminada. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, ainda tem mandados que estão sendo cumpridos, a operação ainda está em andamento, e eu acredito, que mais informações, somente as autoridades policiais podem fazer esse repasse. Nós acompanhamos dez advogados nessa operação, aqui na capital foram oito, em Timon um e outro em Picos. Sobre os veículos, a apreensão seria relacionada à restituição de danos, mas é como eu falei, nossa atuação é institucional, para que não tenha nenhuma violação das prerrogativas e seja respeitado o estatuto da advocacia.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *