
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nesta quinta-feira (7), em Campo Maior, um homem condenado a mais de 10 anos de prisão por participação no arrastão à residência do atual governador do Piauí, Rafael Fonteles. O crime ocorreu no dia 3 de abril de 2016, quando Fonteles era secretário da Fazenda.
O preso foi identificado como Welinton de Oliveira Costa, natural de Teresina. Ele foi abordado por volta das 17h30, durante uma fiscalização de rotina na BR-343, no posto da PRF em Campo Maior. No momento da abordagem, Welinton pilotava uma motocicleta e afirmou aos policiais que retornava de Parnaíba, onde trabalhava em uma vidraçaria.
Ao consultar o sistema, os agentes constataram que havia contra ele um mandado de prisão em aberto, com sentença definitiva de 10 anos de reclusão pelo crime de roubo qualificado. Ele foi encaminhado à Delegacia Seccional de Campo Maior.
O crime
Em 2016, quatro criminosos invadiram a casa de Rafael Fonteles. A esposa e o filho dele foram feitos reféns, e o segurança da residência foi rendido. A arma do vigilante também foi levada.
Welinton, segundo a investigação, atuava como motorista da quadrilha, responsável por dar fuga aos demais assaltantes. Na época, ele chegou a ser detido pela PRF enquanto conduzia um Fiat Uno de cor azul, mas acabou respondendo em liberdade.
Do grupo, dois integrantes morreram nos últimos anos em confrontos ligados a facções criminosas, um permanece foragido e Welinton estava desaparecido até ser localizado nesta quinta-feira.