
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (15/07), no município de Cocal, região Norte do Piauí, resultou na prisão preventiva do empresário Gleidson Francisco Fontenelle de Brito, proprietário de uma construtora local. Ele é investigado por envolvimento em um esquema de ligações clandestinas de energia elétrica em imóveis recém-construídos e entregues à população.
A ação teve início após a Equatorial Piauí, concessionária de energia no estado, identificar divergências nos padrões de consumo de diversas residências recém-ocupadas. Um levantamento técnico apontou indícios de desvio de energia, o que motivou a instauração de inquérito e o cumprimento de mandados judiciais.
Além do empresário, dois moradores foram presos. Ambos confirmaram à polícia que já receberam os imóveis com a energia elétrica ligada, supostamente por funcionários da construtora de Francisco das Chagas. As ligações, no entanto, não estavam autorizadas pela concessionária e foram classificadas como clandestinas — prática que configura furto de energia, crime previsto no Código Penal.
Durante as diligências, os agentes também identificaram outras duas casas com o mesmo tipo de irregularidade. Os ocupantes desses imóveis, no entanto, não foram localizados.
Os presos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde permanecem à disposição da Justiça. O caso segue em investigação, com análise de documentos e materiais apreendidos para apurar a extensão do esquema e identificar outros envolvidos.
Fonte: 180graus