
A Polícia Civil do Piauí divulgou, na tarde desta quinta-feira (5/02), a identidade de seis colombianos foragidos suspeitos de envolvimento com agiotagem no estado. Eles são alvos da Operação Macondo, que busca desarticular um grupo criminoso especializado na cobrança de juros abusivos em empréstimos voltados principalmente a pequenos comerciantes.
Os suspeitos foram identificados como Jhon Alexander, Carlos Luis, Yaqueline Alzate, conhecida como “Milena”, Marbyo Alves, Dany Daniel e Ender Yohel.
Em coletiva, a Polícia Civil informou que a segunda fase da Operação Macondo resultou em 14 prisões, mas nove investigados ainda seguem foragidos. Além disso, por determinação judicial, cerca de R$ 1 milhão em contas bancárias vinculadas aos 27 alvos do processo foi bloqueado para impedir movimentações suspeitas.
1ª fase da Operação Macondo
Em dezembro de 2025, dois colombianos foram presos em Teresina e tiveram cerca de R$ 5 milhões bloqueados judicialmente em suas contas bancárias.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os suspeitos detidos ocupavam um nível hierárquico acima dos 14 colombianos e de um venezuelano presos na primeira fase da operação, realizada em 11 de novembro de 2025.
Denúncias
A população pode colaborar com investigações da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) de forma anônima e segura. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 181, pelo formulário no site oficial da SSP-PI (www.ssp.pi.gov.br) ou pelo WhatsApp 0800 086 0190 (BO Fácil). O serviço funciona 24 horas e garante sigilo total, auxiliando no combate a crimes como tráfico de drogas, homicídios e violência doméstica.
