Posted in

Nomes dos advogados investigados por manipular sentenças no Piauí

Na manhã desta quarta-feira (13/08), a Polícia Civil deflagrou a Operação Usuário Zero nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de fraudes em processos eletrônicos da Justiça. Entre os investigados estão: Anastácio Araújo Costa Sales Neto, Bruno Silva Pio, Francisco Fernandes dos Santos Júnior, Francisco Jefferson da Silva Baima, Jarbas Wallison Nunes Mota, João Paulo Lustosa Veloso, José Wilson Cardoso Diniz, Lucas, José Wilson Cardoso Diniz Júnior, Mendonça Cavalcante, Mailson Marques Roldão, Marcos Luiz de Sá Rêgo e Marília Dias Santos.

De acordo com o delegado Yan Brainer, a investigação começou no ano passado, quando foi identificado que um ex-servidor utilizava credenciais para inserir minutas fraudulentas em processos judiciais. Entre 30 e 40 processos foram adulterados, principalmente casos de apreensão de veículos, alguns resultando na suspensão de ordens de busca e apreensão. O esquema também envolveu concursos públicos, com um advogado tentando se beneficiar ao alterar questões, mesmo sem atingir a pontuação mínima necessária.

O delegado explicou que o ex-servidor criava cadastros falsos e e-mails para recuperar senhas, acessando o sistema como se fosse o servidor legítimo. Com isso, conseguia inserir documentos fraudulentos que, em alguns casos, eram assinados por magistrados que acreditavam se tratar de minutas produzidas por suas equipes. O Tribunal de Justiça do Piauí informou que a vulnerabilidade explorada já foi corrigida e não existe mais risco desse tipo de fraude.

Durante a operação, veículos foram apreendidos para tentar reparar parte dos prejuízos, e as investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos no esquema. O trabalho da Polícia Civil busca assegurar a integridade dos processos eletrônicos e coibir ações que possam comprometer a Justiça.

Fonte: 180graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *