
No clima das festas juninas, policiais civis vestiram roupas quadriculadas para se disfarçar no intuito de identificar possíveis criminosos no XXIII São João da Parnaíba. A ação faz parte de uma estratégia da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) para reforçar o policiamento durante o evento.
Os policiais se misturam à multidão sem chamar atenção, monitorando comportamentos suspeitos e atuando com foco na prevenção de crimes e na preservação da ordem pública. Outra frente de atuação é a Operação Arraial Monitorado, que fiscaliza pessoas com tornozeleira eletrônica.
Durante a operação, sete pessoas com tornozeleiras foram abordadas, e seis deles — todas mulheres — estavam descumprindo as condições impostas pela Justiça. As ocorrências foram encaminhadas ao Judiciário, que poderá avaliar a revogação das medidas cautelares e determinar prisão preventiva.
“Elas foram abordadas e conduzidas para registrar o boletim de ocorrência para se explicar do porque estavam descumprindo a tornozeleira. A ocorrência vai ser registrada dentro do processo e vai ser pedida a revogação dessa medida cautelar”, explicou o delegado Ayslan Magalhães.
A ação é semelhante a realizada pela SSP-PI durante o Carnaval 2025, em que policiais se disfarçaram de personagens do seriado “La Casa de Papel” para efetuar prisões de criminosos infiltrados em blocos de carnaval no litoral piauiense.